terça-feira, 24 de março de 2009

História de Matriz


O município de Matriz de Camaragibe é conhecido como a princesa do norte.seu núcleo de povoação foi desenvolvido quando Brites Pimentel, proprietária de terras e de sete engenhos de açúcar da região, doou um dos seus engenhos ao seu irmão, José de Barros Pimentel.Este, por sua vez, deu parte das terras a Gonçalo Moreira para que fosse construída a igreja de Bom Jesus.

A lei provincial 417, de 1864, transferiu a sede paroquial para a cidade de Passo de Camaragibe, permanecendo assim ate 1888, quando foi restaurada a freguesia do Senhor Bom Jesus na Vila de Camaragibe. Em 1958, através da lei 2093, passou a ser município.

Uma das curiosidades da historia de Matriz é ter sido uma das únicas cidades do interior a ter imprensa própria. Em 1888, circulava “O Camaragibe”, em 1883, o periódico “Atalaia” e, em 1957, o “Jornal da Matriz”, grande defensor da idéia da emancipação.

Entre as suas atrações estão os banhos nas cachoeiras das fazendas Serra D Água e Santa Maria e os passeios pelo Rio Camaragibe. As igrejas também são boas opções para a visitação. A maioria delas data do século XVII, como a Igreja do Senhor Bom Jesus, um belo exemplar do estilo do Brasil Colonial, esbanjando traços simples e encantadores. A igreja de São Benedito ou do Rosário, levantada pelos escravos em 1770, apresenta elementos ainda mais singelos.

As festas de características religiosas são bastante freqüente em Matriz do Camaragibe, com destaque para a Festa de Santa Luzia e a so Senhor Bom Jesus ( padroeiro da cidade). O floclore está representado pelo folguedos como pastoril, cavalhada, banda de pífano, coco-de-roda,capoeira, gerreiro, cantadores de coco de embolada, violeiros, repentistase quadrilhas. Os artesanatos de Matriz de Camaragibe confeccionam artigos diversos em palha, louça, madeira papel manche e barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário